Fórmula 1 – Caloi x Monark

Peugeot turismo 3

Bem no começo dos anos 90 as gigantes brasileiras, embarcando na onda esportiva das Mountain bikes, resolveram rivalizar lançando bicicletas inspiradas na Fórmula 1. É sobre estas raras bicicletas que vamos falar aqui.

O Mundo do início dos anos 90 foi marcado pelo colapso da União Soviética (atualmente a Rússia), assim como do Comunismo (aparentemente). Foi também, para grande parte da Europa, o início de uma era de prosperidade econômica, realidade extremamente oposta a do Brasil, que ainda enfrentava crise financeira, sobretudo após a implementação do plano Collor, em março de 1990, com o bloqueio da poupança.

Mas as vendas das bicicletas Mountain bike davam fôlego as gigantes Monark e Caloi, onde resolveram investir no nicho esportivo em alta e, se valendo do sucesso das corridas de Fórmula 1 (Piquet e Senna haviam conquistado títulos na categoria anos antes).

Caloi_Formula_1.jpg-nggid03633-ngg0dyn-0x0x100-00f0w010c010r110f110r010t010

A Caloi sai na frente na exploração deste novo nicho, lançando a Caloi Fórmula 1 em 1990. A Fórmula 1 tinha uma geometria do quadro diferente das cross similares da época, dando a entender que buscava um ganho aerodinâmico, considerando a posição curva que o ciclista ficava na condução, alinhada ao guidon, quase reto, similar aos das Mountain bikes da marca na época. Reforçava o apelo aerodinâmico os tampões plásticos nas rodas, criando um efeito de diminuição no arrasto mecânico proporcionado pelo vento. Fato é que, na verdade, os ciclistas a achavam mais pesada, e optavam por retirar estes acessórios.

download

A Caloi Fórmula vinha também com câmbio de 5 marchas, coroa com 52 dentes, guidon MTB e adesivada com bandeiras no quadro.

1979-RacerFormula

Embarcando na onda aerodinâmica iniciada pela rival, a Monark lança a sua: Monark Racer Fórmula 1. O conceito é o mesmo da bicicleta da Caloi, porém contava com diferenças sutis no quadro, no garfo, na coroa (sem aletas vazadas) que davam um aspecto mais esportivo a bicicleta em relação a da Caloi.

A Racer Fórmula 1 também contava com câmbio de 5 marchas, aros 20″ e guidon das Mountain bikes da marca.

Todavia, ambas as bicicletas não tiveram êxito nas vendas, pois custavam bem mais caro que as cross de aros 20″ da época. Numa época de crise econômica não era razoável investir tanta grana na compra de uma (contrariando o desejo da garotada). Hoje são extremamente raras de se ver, inclusive na internet.

CURIOSIDADE

Como dizia o velho guerreiro Chacrinha, “nada se cria, tudo se copia”, no mundo das fábricas de bicicletas esta sempre foi uma máxima. Com as Fórmula 1 nacionais isso também ocorreu.

1fm1_lg

A Bicicleta acima é uma americana Diamond Back Fórmula 1, de 1987, que muito provavelmente serviu de “inspiração” para a Monark (na verdade a Monark fez um clone rs), onde até os pedais eram idênticos.

1 comentário

  1. Olá, sou o Marcelo Bicudo, piloto de BMX pela equipe Caloi nas décadas de 80 e 90. Sou eu nessa foto publicitária da Caloi Fórmula 1. Estou muito feliz em ver a foto nessa matéria e saber que ficou eternizado.
    Um abraço para todos.

Deixe um comentário