A história das bicicletas de rodas pequenas

Atriz da Série clássica Star Trek numa Bicicleta Moulton

Neste post vamos trazer a história do segmento de Bicicletas ao qual pertence a nossa Monareta, que possuem aros 20″ ou mesmo 16″.

Apesar de, em muitas situações, serem encaradas como Bicicletas para crianças, estas Bicicletas foram concebidas para adultos, de uso misto, onde em tese surgiram como folding – dobráveis em inglês, como a Graziella abaixo (saiba mais na postagem anterior).

Graziella da Itália

Entretanto, à partir de 1962, as coisas começam a mudar, quando uma Fábrica Inglesa, a Moulton, apresenta uma bicicleta revolucionária, na forma e no conceito. Seu quadro (foto que abre este post) era em forma de “F”,  seus aros de 20 polegadas, sua prática garupa, fácil de guiar e não era dobrável, a tornou num fenômeno imediato, que fez com que diversas Fábricas ao redor do mundo se valessem da idéia, como sua compatriota Raleigh.

 

Crescent de aro 20″ inspirada na Moulton

Muitos Fabricantes se inspiraram nela, como a Crescent acima, outros buscaram nas linhas da Italiana Graziella sua inspiração, como a Caloi e a Monark da Colômbia. Fato é que, na ocasião, este tipo de fenômeno de vendas era o maior em quase 100 anos da bicicleta.

 

A Crescent Sueca (do mesmo grupo da Monark da Suécia) investiu no desenvolvimento do modelo acima, e posteriormente lançou um novo modelo com as mesmas linhas da nossa Monareta de 2ª geração, chamada de Model 210 e 213 (com cubo de 3 marchas).

 

Crescent sueca início de 1970

Mais a Monark brasileira traria a público um modelo de design ousado. Apesar de se valer da idéia, seu projeto era bem diferente. Em 1967 lançou sua primeira Monareta, conhecida por Gemini, graças ao nome dado ao sistema que a tornava desmontável.

Monareta 1ª geração medalha de ouro 68

Inicialmente elas vinham com aros de 16 polegadas, mas que já em 1968 mudaram para de 20″. Alcançou uma expressiva marca de vendas, devido a sua praticidade, beleza das linhas e um excelente trabalho de marketing da Monark. Suas linhas foram a base para o desenvolvimento das primeiras Monaretas da Colômbia.

Monareta Colombiana dos anos 80

Enquanto isso, em todo mundo, continuavam lançamentos de vários Fabricantes, sejam dobráveis ou não.

Mas paralelamente a este lançamento outro tipo de conceito de Bicicleta nascia: a Chopper. Patenteada nos EUA em 1962, teve na Inglesa Raleigh Chopper e na americana Swinn Sting Ray suas primeiras e principais protagonistas.

 

Swinn Sting Ray

Seu estilo era baseado nas motocicletas Chopper da Califórnia e não demorou a serem, também lá, um enorme sucesso. Tinham aros de 20″ na traseira e de 14″ na dianteira, selin tipo banana e caprichada nos cromados. A Swinn é até hoje fabricada e seus modelos antigos estão entre os mais colecionáveis do mundo.

 Curiosidades

Publicidade Monark lançamento Monareta Mirim

Junto com a Monareta a Monark lançaria também a sua versão menor, a Monareta Mirim.

Era uma versão baseada na Monareta, só que com selim banana, ou como a Monark o chamava na época de Mustang.

Era, assim como a Monareta, a inauguração de uma nova tendência de Bicicletas para jovens e crianças, pois até então eram feitas versões menores das bicicletas de aro 28″, conforme publicidade abaixo:

Série Medalha de ouro 68
Publicidade Monark linha masculina e feminina para jovens

Mas isso não significou o fim destes modelos, pois no início da década de 1980 a Monark faria uma versão menor da sua até então campeã de vendas, a Barra circular, só que com aros de 20 polegadas, que, ironicamente, rivalizava com a Monareta.

Monark Barra Circular aro 20″

Além desta versão ainda viria outra, com aros de 14″, que por sua vez disputaria mercado com a Monareta Mirim.

Monark Barra Circular mirim aro 14″
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s