História das Bicicletas Prosdócimo

Inauguração das Lojas Prosdócimo, anos 40

Neste post vamos dar continuidade a série de publicações contando a história das Fabricantes nacionais de bicicletas, contando a história da Prosdócimo.

A história de João Prosdócimo

Na primeira metade do século XX, João Prosdócimo deu início a carreira empresarial através de um pequeno estabelecimento onde se dedicava ao conserto de motores, máquinas de costura, armas de fogo e venda de bicicletas. O comércio localizado na Rua Barão do Serro azul, em Curitiba, Paraná, mas acabou perdendo força com a crise oriunda da Segunda guerra Mundial.

 

A história da Nymanbolagem AB (Nyman Company)

Fábrica da Nyman Company, anos 30

A Nyman foi fundada em 1888, em Stockholm, Uppsala, na Suécia por Anders Nyman. Infelizmente, no ano de 1889, Anders faleceu aos 49 anos, passando o controle da Empresa para sua Esposa, que a transferiu, em 1893, para seus filhos Adolf e Janne Nyman. Entre outras Marcas também produziu a Famosa Hermes. Em 1929 a Empresa cria uma Joint-Venture com a Crescent. As Empresas seguem muito bem e em 1938 juntas produziram em torno de 1 milhão de bicicletas. Em junho de 1947, a Empresa já havia se juntado a outras duas Marcas, mudou o nome para Nymanbolagen AB com um novo logótipo: Um escudo dividido em 4 quadrados, vermelho e amarelo, simbolizando as 4 Marcas Hermes, Crescent, Vega e Nordstjernan. Em 1950 a Empresa tinha cerca de 1600 Funcionários e fazia uma bicicleta por minuto. Em 1960 foi feita a fusão com seu maior concorrente, a Monark, passando a se chamar Monark-Crescent AB. Em 1961 foi adquirida pelo Grupo Grimaldi e formar o Cycleurope Group.

O começo das Bicicletas Prosdócimo

No final da Segunda guerra, nos anos 40, o comércio e indústria do Brasil e de todo o mundo buscavam meios de correr contra o tempo perdido e buscavam alianças locais e fora do País. Foi o caso das Lojas Prosdócimo, que a pouco tempo havia inaugurado o empreendimento comercial, firmou um contrato com uma Empresa de bicicletas Sueca, a Nymanbolagem AB, para a Fabricação de bicicletas da Marca no Brasil. Antes disso a Prosdócimo montava Bicicletas da Marca Alemã Dürkopp, como muitas outras fizeram na ocasião, como a Monark, por exemplo.

 

As bicicletas Prosdócimo feitas aqui eram, na verdade, montadas aqui. Foi só em 1955, após a venda da Empresa, que a produção passou a ser totalmente nacional, haja vista o forte desenvolvimento dos fabricantes nacionais de peças na época.

 

Em 1949, após a venda da Empresa, o filho de João Prosdócimo fundou a Refripar (Refrigeração Paraná S/A), e passou a comercialização da linha de produtos com a Marca do nome da Família, “Prosdócimo”. A Refripar produzia eletrodomésticos, sendo o forte da produção a linha branca (freezers, geladeiras e ar condicionado). A Refripar / Prosdócimo foi vendida em 1996, passando a se chamar Eletrolux.

 

Lojas Prosdócimo, em Curitiba, Paraná

Infelizmente, não temos maiores informações sobre o tempo de produção da linha de bicicletas da Marca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s