Peugeot Turismo 3 masculina

Dando continuidade a história das bicicletas Peugeot no Brasil, trazemos agora a, talvez, mais popular delas: a Turismo 3 masculina.

Herdeira das Ballonete francesas – excelentes bicicletas que fizeram enorme sucesso depois da Segunda Guerra, por serem rápidas, elegantes e confortáveis – a Turismo 3 é tida como uma das melhores bicicletas já produzidas no País.

Sua destacada qualidade, oriunda da sua versão Francesa, se comprova através de uma das suas principais características: quase não faz barulho. Isso porque os seus parafusos e porcas dos para-lamas, bagageiro, cobre-corrente e hastes são de 8mm. Caixa do movimento central  e de direção são de 34,7mm e raramente apresentam folgas. 

Se não restam dúvidas de sua excelente qualidade, o mesmo não se pode dizer de sua história. Isso porque, como já havíamos dito antes, a prematura falência da sua Fábrica (Almec indústria mecânica), no início dos anos 80, atrelada a comum falta de documentações e publicidades das antigas fabricantes nacionais, torna bem difícil detalhar sua história, assim como demais modelos fabricados pela marca.

Este modelo feito aqui guarda muita semelhança a sua irmã francesa, como o guidon reto. Já os freios não eram iguais, cantillever nas francesas e Center-pull nas nossas.

Atualmente ainda é possível se ver rodando alguns exemplares, quase sempre em bom estado de conservação, devido ao grande número de fãs da marca.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s