Ciclomotores Monark-Crescent Suecos

Ciclomotor Monark Trapper 1207, 1966

Neste post vamos trazer um pouco dos Ciclomotores fabricados pela Monark-Crescent na Suécia, de onde se originou o seu mais famoso modelo, o Ciclomotor Monareta.

Vale dizer que após a incorporação das Empresas ao Grupo Cycleurope, em 1961, ambas as marcas, Monark e Crescent, passaram a compartilhar a mesma plataforma em diversos produtos, tanto nas bicicletas quanto nos ciclomotores – uma Joint-venture – como ocorreu aqui com a Autolatina, entre as Montadoras Ford e Volkswagen.

Ciclomotor Crescent Trapper 1206, 1966

Estes modelos acima nos dizem bem isso, o Trapper 1207, da Monark, e o 1206, da Crescent, são basicamente os mesmos modelos, mais com marcas diferentes.

Possuem motor HVA, de duas velocidades, com câmbio no punho (Crescent) e no pé (Monark) e Kickstart (pegam no quique) Suspensão traseira e dianteira com amortecedores telescópicos, farol e lanterna.

Ciclomotor Crescent Trapper 1217 de exportação, 1966

Este é um modelo Crescent de luxo, para Exportação, com acabamentos no tanque, para-lamas e protetor do motor cromados. Vinha com motor HVA de 3 marchas no pé, protetores laterais no motor, velocímetro com iluminação e aros 18″ x 2,25″.

Ciclomotor Monark 1218 50S, 1968

Esse é o modelo premium da Monark, vinha com motor Sachs, 50cc, de 3 velocidades, câmbio no pé, diversos acabamentos cromados, protetores laterais do motor em aço inox, espelhos retrovisores (opcionais) e 1 cv de potência líquida.

Ciclomotor Monark Topper 1205 Policial

Esse é um curioso modelo, feito para imitar modelos maiores, utilizados pela Polícia Sueca. De fato, se assemelha muito a motos de maior cilindrada da época. Possuía Motor HVA de 2 velocidades, câmbio no pé, Kickstart, acabamento lateral no tanque de borracha, aros de 20″ x 2,25″ e diversos opcionais.

Ciclomotor Crescent Topper 1228, 1968

Modelo mais simples, mais vinha com motor Sachs, 50cc, 3 velocidades, com refrigeração forçada, com diversos itens cromados e alguns opcionais.

Ciclomotor Monark 50SS Cross 1970

Fazendo-se valer do grande sucesso alcançado nas pistas, tanto de asfalto como de terra, a Monark lançou este ciclomotor destinado ao motocross. A despeito do seu motor, um Sachs de 50cc, tinha muita força, câmbio de 6 velocidades, suspensão Ceriani, reforço no quadro, redimensionamento no pistão e camisa e pneus e aros cross.

Foram diversos modelos de Ciclomotores fabricados, mais também houveram Scooters.

Scooter Crescent 1264, 1964

Este simpático Scooter teve seu desenho inspirado nas Lambrettas italianas, vinha com motor Husqvarna, com câmbio de 2 velocidades, sistema de escape Padmodell, Suspensão dianteira ligação inferior e traseira com garfo oscilante, aros de 10″, velocímetro e luzes de freio.

Snowmobile Monark 1263, 1965

Este Ciclomotor é uma mistura com os Scooters, algo semelhante a modelos atuais como a Honda Bis e Yamaha Krypton, vinha com motor HVA, câmbio manual de 2 velocidades, suspensão dianteira telescópica, lanterna com luz de freio e velocímetro. Este modelo também foi feito nas marcas Crescent e Husqvarna.

Ciclomotor Monark 1247 Compact, 1967

Este é tido como o primeiro modelo compacto, mais próximo do design dos modelos que teríamos aqui à partir da década de 1970. Vinha com motor Husqvarna, com câmbio no manete, de 2 velocidades, suspenção dianteira telescópica e traseira com amortecedor com mola, porta-bagagens, tanque no quadro, farol e lanterna e aros de 20″.

Ciclomotor Monark 1248 Compact, 1969

O modelo 1248 lançado em 1969 vinha com motor Sachs, também com câmbio no manete, de 2 velocidades e as mesmas características do modelo anterior.

Vale ressaltar que a Monark brasileira não se tratava de uma filial Sueca, e seus Ciclomotores necessariamente não eram cópias de modelos suecos, muito embora houvesse uma parceria entre as Empresas.

Enfim, a Monark – Crescent no ramo das motocicletas também se destacava e muito, pela variedade e qualidade de seus produtos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s