Cubo de 3 marchas

 

Sistema de marcha no cubo – Monareta Kross III

Neste post vamos falar do Sistema de 3 marchas interna no cubo de roda, do tipo que epuipa a Monareta Kross III e outros modelos semelhantes, assim como também do Sistema Freehub com cassete.

Na verdade, uma variedade incrível de bicicletas na história usam cubos de 3 marchas, cujo projeto inicial remonta ao início do século XX. Eles funcionam muito bem em quadros com gancheira horizontal, que são os quadros usados em bicicleta de marcha única, mais simples, vendidas por aí.

É, já pensou? Colocar 3 marchas na sua Barra Circular, na sua antiga Monark Brisa, Monareta, Tropical… Ou naquela dobrável que veio sem marchas?

Esses cubos usam pinhões para corrente larga. Assim, se instalados numa bicicleta de marcha única, não é preciso trocar a coroa da pedivela. E se a corrente não tiver  gasta, pode-se usar a mesma corrente.

São cubos duráveis. Assim, não tema pegar um usado, no máximo terá que trocar o pinhão, que é barato e facilmente encontrável no Mercado Livre.

O ideal é montar com uma configuração que use uma marcha com 5 ou 6 metros de deslocamento por pedalada na marcha mais pesada. Assim, Essa marcha será usada na sua pedalada no plano – as pessoas sempre escolhem marchas com deslocamento entre 5 e 6 metros de deslocamento por pedalada pra manter velocidade no plano, não importa  a bicicleta. Desta forma, as outras duas marchas serão mais leves e permitirão conforto nas subidas. Nas descidas, é só deixar a bicicleta ir….

Então, por exemplo, numa Barra Circular, que usa rodas de aro  26 1 e 1/2 (ou aro 27,5, é o mesmo diâmetro), e cuja pedivela tem coroa de 44 dentes, com o cubo com pinhão de 24 dentes, a marcha mais pesada terá 5,2 metros de deslocamento por pedalada. Que é mais ou menos a mesma marcha que vem de fábrica. Mas com o cubo de 3 marchas assim montado, a bicicleta terá mais duas outras marchas  mais leves para subida, a do meio com 3,8 metros de deslocamento por pedalada, e amais leve com2,8 metros de deslocamento por pedalada.

Kit Shimano Nexus 3 marchas

Já no caso das bicicletas com aro 20 – sejam as Monaretas, sejam atuais dobráveis ou mesmo quadros de BMX, adequados a pessoas menores – montar com pedivela com coroa de 44 dentes e pinhão de 16 ou 17 dentes daria a mesma relação de marchas apontada no parágrafo acima.

O salto entre as marchas é grande, mas a amplitude é muito boa para uso urbano. Isso sem falar que, se a corrente está bem alinhadinha, a durabilidade da corrente será imensa. E no caso do pinhão gastar-se, basta virá-lo de lado e usar mais um bom tanto (só não é possível fazer isso se estiver usando a versão do cubo de 3 marchas com freio contra-pedal embutido)

Outra característica desses cubos é a imensa durabilidade. Alguns cubos na Europa estão em uso há décadas. Ora, quer coisa melhor pra quem pedala na cidade, vários quilômetros por dia, vários dias por semana? Tem gente que pedala fácil, só indo e voltando pro trabalho, todo dia, cerca de 200 km por semana, ou seja, de 800 a 1000 km por mês, chegando a 10 mil km por ano só indo e voltando pro trabalho de segunda a sexta.

Sistema de marchas cassete com freehub 

Esse é um sistema mais recente – surgiu em 1978 – e foi desenvolvido para substituir as catracas, um conjunto mais pesado.

Esse sistema novo possui uma roda livre no cubo, também conhecido por freehub. Neste sistema as engrenagens ficam alojadas no cubo – são blindados – e o conjunto de dentes por onde a corrente opera (cassete) é destacável do freehub, tornando mais leve e eficiente seu funcionamento.

Os conjuntos cassete ficam encaixados nas estrias do freehub e a tampa frontal segura todo o sistema.

Sistema freehub com cassete

Fonte: asbicicletas.wordpress.com / pedaleria.com.br

  

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s