Monark das crianças 

A Monark é uma das bicicletas mais tradicionais do mundo. Boa parte deste sucesso se deve aos seus modelos destinados ao público infanto-juvenil. São sobre estes modelos que vamos falar neste post. 

Linha Monark mirim de 1967

Desde a Matriz, na Suécia, a Monark tem um cuidado especial com relação a estes modelos e no Brasil não foi diferente, como pode ser visto no mote publicitário acima, de 1967.

Linha Monareta mirim

Ao longo dos anos foram muitos os modelos,  como a Monareta mirim, lançada em 1967, ainda na primeira configuração de quadro, sendo fabricada até o final dos anos 80, mas sempre com o desenho da segunda geração, algo curioso, pois não seguiu a remodelação que ocorreu nos modelos de aro 20″.

Também teve a Monark Fofita, um modelo infantil, quase um velocípede, voltado para crianças de até 6 anos.

Monark Fofita aro 10
Monark Fofita aro 10″

Outro modelo curioso era a Monark Pepita, de aro 12″, pouco lembrado e conhecido atualmente. 

Monark Pepita aro 12″
Publicidade Monark Tigrão 1973

A grande sensação da garotada dos anos 70 sem dúvida era a Tigrão. Um modelo inspirado nas Schwinn Sting-ray americanas, foi uma febre entre os garotos de até 12 anos no país. 

Publicidade Monark BMX 1978

No vácuo do sucesso da Tigrão a Monark faz mais um lançamento de peso anos depois.  Trás ao mercado, em 1978, a BMX, inaugurando um novo segmento e um novo esporte, o bicicross.  Foi um divisor de água na indústria ciclística nacional.

Monark BMX turbo

Aproveitando o enorme sucesso a Monark lança um modelo tanto inspirado no bicicross quanto no Motocross, a Monark BMX tanque turbo, uma febre nos anos 80.

Monark Brisa infantil

Mas não só de modelos para os garotos a Monark se valeu.  Também lançou a Monark Brisa infantil para as meninas, com aro 16″, fazendo enorme sucesso .

BMX infantil feminina atual

Atualmente a Monark ainda produz modelos infantis,  como é o caso desta BMX, que curiosamente se destina as meninas. 

Anúncios

Um comentário sobre “Monark das crianças 

  1. Olá. Venho tentando encontrar uma foto do modelo de BMX q eu tive na década de 80, mas nunca achei. Era uma BMX com quadro vermelho, rodas vermelhas de ferro, pneus amarelos, guidão cromado e jogo de espumas branco. Se me lembro era uma modelo da série Carrera. Foi comprada no Carrefour da Marginal Pinheiros em 1985 ou 86. Por acaso vocês tem uma foto desse modelo nos seus arquivos ou catálogos antigos?
    Muito obrigado.
    Glauco
    homiemixes@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s