Monareta 1980

Neste post vamos falar da Monareta de 3ª geração, de 1980, penúltimo ano da série, também conhecida como Olímpica ou olimpíadas, em alusão as Olimpíadas de Moscou.

Para começar é  preciso dizer que, embora não seja uma das mais antigas, provavelmente é uma das mais difíceis de se achar, preservando suas características originais.

Fica até difícil tentar explicar este fato, pois na ocasião a Monareta já era a campeã de vendas da Monark e líder também do segmento, deixando pra trás a Berlineta, da Caloi.

A produção estimada da Monark na época era de algo em torno de 2 milhões de bicicletas por ano e a Monareta era responsável por aproximadamente 40% da produção, onde uma parte era destinada a exportação para Países da América do Sul.

Diante deste cenário era de se supor que houvessem mais modelos íntegros deste período, mas não; é muito mais fácil de se achar uma série Medalha de ouro 72 do que uma 1980.

Talvez a principal razão seja justamente pelo sucesso alcançado. Pois se tornará um sonho de consumo da meninada da época e todos queriam pedalar exaustivamente, sem falar nas disputas com as recém chegadas BMX, em ruas e pistas de terra, deteriorando mais rápido suas peças. Como se diz na gíria  “eram moídas”.

Poucas características as distinguem das demais, como os adesivos de cromo, os grafismos dos para-lamas e a lanterna traseira, redonda do mesmo modelo de 1979.

Anúncios

4 comentários sobre “Monareta 1980

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s