Monark e Crescent – Unidas pela história 

Todos nós sabemos que a Monark é originária da Suécia, não é mesmo? Mais o que poucos sabem e vamos trazer agora é sua história, assim como da Crescent, que embora para nós nos remete a um modelo da Monark, na verdade é uma Marca irmã, uma espécie de Joint-venture. 

A HISTÓRIA DA MONARK SUECA

Fábrica da Monark, em Hunnestad, Suécia, 1942

A origem da Monark vem da pequena Aldeia de Hunnestad, perto de Varberg, no sul do Condado de Halland, na Suécia . Lá, um Sueco de 18 anos chamado Birger Svensson, começou uma pequena loja, onde a Bicicleta Monark se originou. Birger começou montando e vendendo Bicicletas nesta pequena Loja, mas conforme o tempo foi passando o negócio cresceu e evoluiu para uma Empresa de Fabricação de peças utilizadas na fabricação de Bicicletas. 

Ao longo dos anos a Monark tem sido associada também a veículos motorizados, como Ciclomotores e motos, produtos que exigiram conhecimentos técnicos consideráveis, e rigorosos procedimentos para a garantia da qualidade. Por volta de meados de 1950, a Monark obteve vitórias em grandes corridas de Bicicletas e motos na Suécia; Logo o esporte e as corridas passaram a fazer parte da consolidação da Marca.

Enquanto isso, no Brasil, a Monark já despontava ao lado da Caloi, no mercado desde 1948, com bicicletas de excelente qualidade, onde muitas eram inspiradas em modelos de sucesso na Matriz.

Publicidade Monark Thunderbird 1959

Voltando a Suécia, em 1961 as coisas começam a mudar. A Empresa é adquirida pelo Grupo Grimaldi Industries, passando a fazer parte de um dos maiores Conglomerados Europeus do ramo das bicicletas, chamado Cycleurope, das quais fazem parte as Marcas: Bianchi, Crescent, DBS, Everton, Gitane, Kildemoes, Monark, Puch, Spectra e Tec.

Aí começa a história da Monark e da Crescent, que para nós não passava de um modelo Speed lançado nos anos 1970, mas que na verdade trata-se de uma Marca igualmente tradicional.

A HISTÓRIA DA CRESCENT

A Crescent nasceu no Estados Unidos, onde as bicicletas foram vendidas sob esse nome pela primeira vez, em torno de 1890, pela Western Wheel Works, uma Empresa com Sede em Chicago.

Publicidade Crescent, em Chicago, EUA, final do século XIX

 As Bicicletas feitas nos EUA, incluindo a Crescent, foram consideradas de alto padrão técnico e mantiveram uma excelente reputação na Europa. Esta foi a razão crucial pela qual o Sueco August Lindblad começou a importar Crescents para a Suécia, onde as vendeu em sua Cidade, Estocolmo.
Mas tarde a marca chegaria a Europa, nos anos 1950, motivada pelas competições ciclísticas, alcançando grande sucesso.
Nos anos 1960, após a união das Marcas, tanto a Monark quanto a Crescent deram um salto de qualidade – que já era grande – que resultou em ótimos modelos de ambas as Empresas.

No Brasil esta União resultou em uma das melhores Speed nacionais, a Monark Crescent de 10 marchas, no início dos anos 1970.

Mais tarde traria ainda a sofisticada Monark Positron, a primeira Speed com câmbio indexado no País.
Como vimos esta é uma história de sucesso de duas grandes marcas.

Curiosidade 

Fato curioso e pouco conhecido é que a nossa querida Monareta é um modelo mundial, pois além de ser fabricado aqui e na Colômbia,  montado no Chile, também era produzida na Suécia, mas como Crescent model 210, conforme podemos ver na publicidade abaixo:

Um modelo bem interessante era o model 213, com 3 marchas, com câmbio no tambor traseiro da Shimano, que seria inspiração para mais tarde ser criada no Brasil a Monareta Kross III.

Outro modelo também “internacional” é a nossa Monark Tigrão, lá chamada de Crescent Hi – Riser model 750, além do model 752 com 3 marchas.

Anúncios

4 comentários sobre “Monark e Crescent – Unidas pela história 

  1. Meu amigo como ja citei em outro comentario “PARABÉNS” eu gostaria de saber se você poderia postar a hístaria da barra circular Monark eu ja procurei e nao encontrei nada estou restaurando uma mas tenho muito pouca informacāo se puder faz esta postagem do mais um forte abraço e muito obrigado .
    Meu nome: Montinegro
    Moro: em Bauru – SP CEP: 17025550
    whatapp: 014 – 996972423

    • Osvaldo, temos alguns posts sobre a Barra Circular aqui no Blog. Dá uma pesquisada e se não achar a informação que necessita nos diga que iremos pesquisar, Ok

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s