Monareta Kross II

Mnareta Kross II 1979
Mnareta Kross II 1980

Vamos falar agora de uma modelo muito especial da Monareta, mais que infelizmente não obteve tanto êxito quanto as tradicionais, estamos falando da Monareta Kross II.

Este modelo veio em substituição a famosa e bem vendida Monareta Kross, que foi feita até 1977, numa iniciativa da Monark de trazer ao público um modelo bem diferenciado com relação as demais Monaretas. Sua inspiração veio além das fronteiras, da Monark da Colômbia, de um modelo de Monareta que fazia enorme sucesso por lá.

Monareta Colombiana
Monareta Colombiana

Sua principal diferença com relação ao modelo Colombiano era a Garupa, uma opção que não era desejada por lá, mas que aqui era imprescindível, tendo em vista a faixa etária do usuário daqui, que muitas das vezes eram jovens adultos, que necessitavam desta parte do quadro para uso diário, e por lá era destinada a crianças até os 12 anos. No modelo de lá também vinha com o selim tipo banana, ou Mustang, para se tornar mais parecido com as motos, assim como nos pneus, tipo mais reforçado, usado na prática do bicicross BMX.

Monareta Korss II 1980
Monareta Korss II 1980

Muito também se falou sobre sua semelhança com a Caloi Berlineta, sobretudo no desenho do garfo e dos guidon, segmentado em duas peças, mas se consideramos o modelo Colombiano, que era fabricado no mesmo período por lá, fica difícil dizer quem copiou quem neste caso.

Monareta Kross II
Monareta Kross II

Seu quadro, na parte intermediária e de acesso, são iguais aos modelos tradicionais, a mudança mais sensível, além do grafo era mesmo a da garupa, que por sinal viria a ser o mesmo empregado no modelo Tandem, que viria logo depois, no início dos anos 80.

Monareta Kross II
Monareta Kross II

Apesar de ser considerado um belo modelo, não obteve nada nem perto do sucesso de vendas das Monaretas de 3ª geração, que na ocasião já eram lideres de vendas da Marca. Sua fabricação foi encerrada em 1980 e hoje seus modelos, por serem raros, são extremamente colecionáveis, sobretudo originais como o da foto acima.

CURIOSIDADES

Alguns donos deste modelo colocaram selim tipo banana nelas, não sabemos o porquê, talvez fossem moradores próximos a fronteira com a Colômbia e viram nos modelos de lá e queriam fazer o mesmo com as suas. Outro caso curioso acontecia com os modelos de 3ª geração daqui, com garupa retangular, onde muitos as cortavam para deixa-las parecidas com as Kross II. Histórias de quem viveu, e com orgulho, esta época.

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s