Monark Galáxia 1967

Publicidade Monark Galáxia 1967
Publicidade Monark Galáxia 1967

Dando continuidade ao nosso túnel do tempo, vamos voltar ao ano de 1967. Pra começar foi neste ano que morreu o Guerrilheiro Che Guevara, na Bolívia, e com ele o sonho de levar a revolução Cubana a outros Países. Morreu também o Ex-Presidente militar do Brasil, Castelo Branco, num acidente aéreo, meses após deixar o Governo.

Neste ano um dos assuntos mais comentados era a corrida espacial, entre os Estados Unidos e a União Soviética, e a Monark não poderia perder este mote e lançou seu modelo de bicicleta masculina, a Galáxia 67.

Seu quadro era o mesmo já lançado em 1966, na Série Copa do Mundo 66, tendo Pelé como garoto-propaganda.

Publicidade Monark Copa do Mundo 66
Publicidade Monark Copa do Mundo 66

Este modelo foi o precursor da linha da linha Barra circular de 1ª Geração, embora em nenhum momento seja tratado pela Fabricante como, de fato, “Barra Circular”, sendo mais conhecido pelo nome de “Olé 70”, série lançada anos depois.

Voltando a Galáxia 67, a publicidade da época a tratava como a bicicleta mais moderna do mundo, por trazer acessórios de luxo que não existiam em outros modelos, como o farol Panavision, com excelente performance de iluminação, pois nestes tempos a maioria de nossas Estradas ainda eram deficientes de transporte e iluminação pública e seus proprietários, muitas vezes, empreendiam verdadeiras viagens com suas bicicletas, que na maioria dos casos adquiriam faróis movidos à dínamo para garantir mais segurança no trânsito noturno.

Monark Galáxia 1967
Monark Galáxia 1967

Outras características do modelo era seu sistema de tração, Monobloco, forjado numa só peça. Seus pneus, tipo balão, de 26″ x 1 1/2″, e seu Selim “conforto flutuante” garantiam um pedalar macio e confortável. Seu sistema de freio eram por varas de aço, do tipo inglês, tal qual nas primeiras Barra Circular.

Monark Galáxia 1967
Monark Galáxia 1967

Existiu também um modelo feminino da Série Galáxia, denominada “Miss Galáxia 67”, conforme abaixo:

Monark Miss Galáxia 67
Monark Miss Galáxia 67

Sobre esta bicicleta, existe um vídeo no Youtube sobre a restauração feita em um destes modelos.

Sem dúvida, um belo trabalho de restauração, feito minuciosamente e nos mínimos detalhes.

Encontrar modelos hoje em dia totalmente originais, inclusive com seus acessórios, é praticamente impossível, e são verdadeiras “moscas brancas”

Adesivos da Monark Galáxia 67
Adesivos da Monark Galáxia 67

FICHA TÉCNICA:

Bicicleta Monark Monobloco Galáxia 67, masculina

Aros 26, pneus 26″ x 1 1/2″

Freios de sistema de varas de aço (modelo inglês)

Tração Monobloco

Fabricado em 1967

 

Anúncios

4 comentários sobre “Monark Galáxia 1967

  1. A monark faz menção sim, que a copa do mundo é barra circular, seu cartaz falta um pedaço inferior. Ela é a primeira barra circular, a unica com suporte de bomba e a segunda a fazer menção a copa do mundo, a primeira foi uma série de 1962 da gran premio. Ronaldo monark.

  2. A monark 1967 vem com para lamas sem as cavas dos modelos 65 e 66, ganha farol ” quê é uma peça caríssima ” e refletor semelhante a brasiliana, mais não igual. perde o suporte de bomba e muda a chapinha ou plaqueta. Ronaldo monark.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s