BMX – A Bicicleta Motocross da Monark

Publicidade Monark BMX 1978
Publicidade Monark BMX 1978

Neste post vamos falar da BMX da Monark, de maneira geral, e futuramente iremos detalhar melhor seus mais variados modelos.

Pra começar teremos que falar da história da categoria que originou a sua criação, o Bicicross.

A HISTÓRIA DO BICICROSS

Conhecido popularmente como Bicicross, o Ciclismo BMX é um esporte de corrida com bicicletas em pistas de terra. Estas pistas (cerca de 400 metros de extensão) são irregulares, com presença de muitos obstáculos e dificuldades (lombadas, rampas, morros, curvas acentuadas, valetas e ondulações). Os ciclistas, para vencer estes obstáculos, além de agilidade e rapidez, devem dominar técnicas de manobras radicais. O vencedor de uma corrida é aquele que chega primeiro.

Competição realizada na Pennsylvania, EUA, anos 70
Competição realizada na Pennsylvania, EUA, anos 70

O ciclismo BMX surgiu na Califórnia (Estados Unidos) em 1968. Sua origem está relacionada como uma espécie de adaptação do Moto Cross para bicicletas. Nas décadas de 1970 e 1980, o esporte se espalhou pelo mundo, chegando inclusive no Brasil. A primeira federação internacional de BMX foi fundada em 1981. O primeiro campeonato mundial foi realizado em 1982, na cidade de Las Vegas (EUA). Em 2008, nos Jogos Olímpicos de Pequim, o ciclismo BMX fez sua estreia como esporte olímpico.

BMX Super - Também conhecida como BMX Tanque
BMX Super – Também conhecida como BMX Tanque

A ORIGEM DA MONARK BMX

No dia 03 de Julho de 1978, Orlando Camacho, com grande experiência em competições de ciclismo e vários títulos conquistados, foi convidado pela Monark para chefiar a primeira Equipe de Bicicross Racing da América do Sul. Camacho convidou garotos do bairro da Mooca, em São Paulo, para participarem da Equipe. Na mesma época a Monark criou uma bicicleta especialmente desenhada para a prática do esporte, que ganhou o nome de BMX.

Publicidade Monark BMX Especial e Super (Tanque) 1978
Publicidade Monark BMX Especial e Super (Tanque) 1978

Originalmente elas vinham em duas versões: Especial, Modelo mais “pelado”, voltado para as competições, e o modelo Super, com tanque de plástico, banco semelhante aos das motos e carenagens, inspirado nas motos de motocross da época.

Inauguração da Pista de BMX, em Campos do Jordão, em 1984
Inauguração da Pista de BMX, em Campos do Jordão, em 1984

Durante sete meses o Bicicross foi divulgado no Estado de São Paulo, com em exibições e competições feitas em rampas de madeira, em Escolas e Praças. A primeira pista foi no Guarujá, no litoral Paulista, em agosto de 1978.

Competição BMXorganizada pela Monark, em São Paulo, nos anos 80
Competição BMX organizada pela Monark, em São Paulo, nos anos 80

Mais tarde, em 1979, foi construída uma pista na Marginal Pinheiros, na Cidade de São Paulo, próxima a ponte da Avenida Cidade Jardim. O local contava com obstáculos, curvas e um poço de lama e os Pilotos utilizavam bicicletas e equipamentos fornecidos pela Monark, que era a proprietária do local.

Publicidade Monark BMS Especial, 1979
Publicidade Monark BMX Especial, 1979

Novos modelos de bicicletas foram lançados por todo o país, inclusive da sua maior concorrente, a Caloi. Hoje há mais de 2000 pilotos federados. Orlando Camacho também foi o responsável pela introdução no Brasil do Freestyle, outra modalidade BMX.

A Monark, dando mais ênfase a tornar semelhante a BMX as motos da categoria do Motocross, lançou a BMX Tanque Turbo, um modelo que além dos habituais acessórios também contava com amortecedores traseiros. Uma sensação para a época (a Brandani já havia lançado seu modelo com amortecedor, além da própria Monark, com o seu modelo Triunfo, que viria a ser lançado em 1983).

BMX Tanque turbo
BMX Tanque turbo

A BMX PANTERA

Publicidade Monark BMX Pantera 1982
Publicidade Monark BMX Pantera 1982

A segunda edição da BMX lançada pela Monark, em 1982, recebeu o nome de Pantera e deixava a garotada em delírio na época. A parte mais marcante deste modelo era o seu freio traseiro a tambor, que realmente funcionava bem, desde que a lona não estivesse molhada. A bicicleta não era tão refinada como a sua rival no segmento, as Caloi Extralight e Extranylon, pois ambas eram mais leves e melhor acabadas, principalmente a Light, que tinha muitas partes importadas, mais o freio a tambor da Monark valia tudo o que as outras não tinham. Um dos slogans da época dizia: “Monark BMX Pantera: Você faz e acontece”.

Monark BMX Pantera 1984
Monark BMX Pantera Superstar 1984

A Monark não poderia ficar para trás da Caloi, e lançou a BMX Pantera Superstar, em 1983. Um modelo mais incrementado, com vários acessórios, inclusive pneus coloridos.

BMX Pantera Superstar 1983
BMX Pantera Superstar 1983

Veja, abaixo, vídeo de uma BMX Pantera superstar, igual a da foto acima, restaurada nos padrões originais:

Posteriormente, ainda em 1983, a Monark lançou mais um modelo de BMX: A BMX Pantera Goldstar, que vinham com aros de nylon e nova coroa, conforme podemos ver na foto abaixo:

BMX Pantera Goldstar 1983
BMX Pantera Goldstar 1983

Ao longo dos anos foram muitos e muitos modelos e tipos de BMX, desde os modelos de aro 10, 14, 16, 20 e 24, que foi um dos precursores do segmento das Montain Bikes.

BMX Pantera aro 10
BMX Pantera aro 10
BMX aro 24
BMX aro 24
Imagem de catálogo BMX Pantera aros 16 e 20
Imagem de catálogo BMX Pantera aros 16 e 20

Vejam,  abaixo, os modelos de BMX que já existiram:

– Bmx Especial

– BMX Super (tanquinho)

– BMX Turbo Tanque

– Bmx Pantera

– BMX Triunfo turbo

– BMX Pantera Superstar

– BMX Pantera Goldstar

– BMX Surf

– BMX Ultra leve

– BMX Superstar

– BMX Acrobike

– BMX Ranger

Muita gente não sabe, mais a primeira Monark Ranger aro 26 (Montain Bike), lançada em 1986, se chamava de BMX Ranger:

Monark BMX Ranger 1986
Monark BMX Ranger 1986

Até hoje a BMX é fabricada pela Monark, só que atende agora pelo nome de BMX Ranger aro 20 e também possui uma versão feminina.

BMX Ranger aro 20
BMX Ranger aro 20
BMX Ranger aro 20 Feminina
BMX Ranger aro 20 Feminina

E também conta com uma versão “básica” chamada apenas de BMX, que mantem acesa a essência das antigas BMX, embora mais pobre.

Monark BMX atual
Monark BMX atual

Segue, abaixo, vídeo de um comercial da BMX Pantera, de 1987, com o Apresentador Rodrigo Faro, da Record, ainda garoto:

 

Anúncios

4 comentários sobre “BMX – A Bicicleta Motocross da Monark

  1. Corri na equipe bmx monark , entre 1978 e 1980, tendo como técnico, Orlando Camacho, Uma época fantástica, infelizmente não tenho nenhuma foto desta época, gostaria que se alguém tiver, pudesse me enviar. Obrigado.

  2. Tive uma bmx pantera, 1982, comecei o bicicross nessa bike, costumo dizer que minha aro 20 de hoje 2017 tem a mesma alma da de 1982, pois fui trocando peças e até hoje sempre aproveitando as peças de alguma bike antiga, mesmo não tendo sobrando nada da 1a versão o amor ao esporte só cresce.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s