Monark Gran Tour IV 1980

Monark Gran Tour IV 1980
Monark Gran Tour IV 1980

Mais uma raridade da Monark, que descobrimos graças ao excelente Site “Revista Bicicleta”. Trata-se da rara Monark Gran Tour IV, de 1980, um modelo de meia corrida inspirado na Peugeot.

Monark Gran Tour IV
Monark Gran Tour IV

Esse modelo, assim como a “Peri” da Caloi, veio para concorrer com a Peugeot Turismo III, que devido às suas excelentes qualidades e preço, começava a conquistar a preferência do mercado consumidor. A “Gran Tour” da Monark era a bicicleta que mais se aproximava da Peugeot quanto ao acabamento, enquanto a “Peri” era o “patinho feio” entre as três. A “Turismo III” e a “Gran Tour” brilhavam com seus paralamas, aros e bagageiros cromados, a “Peri” era apenas prateada e com dois filetes pretos em cada paralama (um de cada lado); além de possuir a rodagem dianteira e traseira nos tamanho 26 X 1.3/8, ou seja, pneus baixos e finos.

 

Monark Gran Tour IV
Monark Gran Tour IV

Peugeot e Monark vinham montadas com pneus 26 X 1.1/2 X 1.3/4, meio balão, mais macios e confortáveis para longos passeios ou uso urbano.  A qualidade geral da Gran Tour IV sempre foi boa, principalmente nos acabamentos cromados. Um pouco fora dos padrões usuais está a alavanca de acionamento do câmbio Shimano Sky Lark, colocado quase no meio do tubo superior do quadro, sem prejuízo no seu funcionamento. Trata-se de um modelo quase clássico que remonta a linha das bicicletas de turismo dos anos 50. O grafismo quase espartano, aplicado sobre o quadro e garfo do modelo, fornecem um discreto charme a essa bicicleta.

 

Câmbio Shimano Sky Lark
Câmbio Shimano Sky Lark

FICHA TÉCNICA:

Bicicleta Monark Gran Turismo IV

Aros 26, pneus 26 X 1.1/2 X 1.3/4

Quadro masculino, ano 1980

Câmbio Shimano Sky Lark de 4 velocidades com passador no quadro

CURIOSIDADE

Para você que tem uma Monark de 1980, segue, abaixo, catálogo de cores disponíveis para os modelos deste ano:

Catálogo de corets das Bicicletas Monark de 1980
Catálogo de corets das Bicicletas Monark de 1980

 

Anúncios

5 comentários sobre “Monark Gran Tour IV 1980

  1. Muito bonita, não conhecia este modelo…tenho uma Peugeot turismo III 1977 toda original são parecidas mesmo…..preciso esclarecer uma dúvida: quais as cores dos filetes dos para lamas da linha monark anos 70? tenho uma que tem filete azul e vermelho, as mesmas cores nos aros, e a bicicleta é azul….Pode me ajudar a restaurar?

    • Olá João, depende do ano do modelo, mas em se tratando dos anos 70, poderia ser de 1970 até 1973, pois posteriormente a Monark adotou novos grafismos para os para-lamas, como desenhos de estrelas, na linha 5 estrelas de 1976, por exemplo.

    • ela não está novinha mas está bem conservada,esta faltando o farol eo dinamo,os pneus nao sao originais por que eu nao encontrei pra comprar em minha cidade,e o cabo do cambio precisei trocar pois estava quebrado mas o restante é tudo original de fabrica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s