Dicas para reformar sua Bike

Você que tem sua Monareta ou qualquer outra bike mais antiga, com certeza deve precisar dar um trato nela um dia né. Pensando nisso, fiz este passo-a-passo para reformar sua magrela.

Dicas para reformar sua Bike

Se você comprou uma bicicleta antiga ou se deseja reformar a sua velha companheira, aqui vão algumas dicas:
– 1º lugar, deve desmontá-la totalmente. Cuidado com as peças móveis, tais como as bilhas dos rolamentos das rodas, da caixa da coroa e da caixa do caximbo/guidon;
– Depois de desmontá-la coloque as peças em uma lata com querosene, para soltar as sujeiras e ferrugens;
– Próximo passo é avaliar se as peças podem ser reaproveitadas ou se é necessário serem substituídas. Peças como borrachas das sapatas de freio, conduítes e cabos de aço e rolamentos devem ser substituídas;
– Verifique os eixos cônicos das rodas. Se apresentarem desgaste excessivo, devem ser trocados;

– Raspem a tinta do quadro, garfo e paralamas. Para facilitar o serviço, use um removedor de tinta;
– Para pintar,antes de mais nada é preciso usar uma base, para se evitar novas ferrugens, assim como descascar a tinta;

– Próxima etapa, montar as rodas. Muito cuidado com os rolamentos. compre-os completos, monte um lado, colocando gracha e o eixo cônico, tendo um dos lados com as porcas. Do outro lado, coloque o rolamento com graxa por sobre o eixo, dentro da caixa da roda;
– Verifique se as rodas estão alinhadas, no ato da sua montagem no quadro. Observe se o sistema de freio estará funcionando corretamente. Caso contrário, solte e alinhe novamente. Considere também o posionamento da corrente, pois não pode ficar muito esticada, nem muito solta;
– Cuidado também para se montar os rolamentos do garfo e guidon, devido seu posicionamento, sempre usando graxa;
– Monte os freios considerando sua distância do aro e ação das manetas. Quando precionada a manete deve freiar no meio, sem encostar no Guidon;
– Após montada, vire a bicicleta com as rodas para cima, pedale e veja se existe empeno nos aros. Caso exista, esvazie o pneu, use a chave de raio para afroxar ou apertar o raio, de acordo com o grau de empeno. Depois de concluir, teste novamente o freio.
– Após concluir toda a montagem, de umas voltas e teste a bike.

 

Anúncios

13 comentários sobre “Dicas para reformar sua Bike

  1. Amigo, tem algum macete para desmontar o garfo/mesa da monareta?? já tirei o spander, e a mesa não saiu. Tirei a porca do garfo e a guia do freio dianteiro (suporte do farolete) ficou travando a saída do rolamento. Já tentei torcer e quase detono a mesa. O que eu posso fazer?? abraço, parabéns pelo blog.

    • Olá, você tem que tirar primeiro o parafuso do caximbo, peça que faz a união do quadro com o guidon. Depois de soltar o parafuso comece a afrouxar o caximbo, até conseguir retira-lo do quadro. As demais peças, aneis de fixaçåo superior e inferior, a base do guia de freio dianteiro são fáceis de tirar, mais com cuidado com as bilhas. Depois remova o garfo. Aesa do garfo costuma sair fácil, sem dificuldadea.

  2. Oi! Eu tenho uma monareta que foi pintada, mas algumas partes a tinta descascou. Tem como eu arrumar só onde descascou ou terei que tirar toda a tinta e pintar novamente? Obrigada! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s