História da Monareta

Publicidade Monark Monareta 1973
Publicidade Monark Monareta 1973

Um dos grandes sucessos da Monark foi a Monareta. Esta célebre bicicleta teve seu nome inspirado num famoso ciclomotor da Monark dos anos 1950 e 60.

Ciclomotor Monark Monareta anos 50

Teve seu início de fabricação em meados dos anos 1960, quando obteve sucesso relativo de vendas. Seu nome era Monareta Gemini (nome do sistema que a tornava portátil, herdado da missão Apolo, precursor do sistema Dobramatic) , seu desenho era bastante diferente das Monaretas mais comuns que conhecemos hoje, pois seu quadro era de desenho semelhante aos da Caloi Berlineta, porém de estrutura mais fina e na parte inferior. Próximo à caixa da coroa, se apresentava um tubo, que ligava as duas extremidades, e a garupa era destacável do quadro e possuía a semelhança com as de outros modelos Monark de aro 28 da época.

Monareta Gemini Medalha de Ouro 1968
Monareta Gemini Medalha de Ouro 1968 – 1ª Geração

No entanto, foi no início dos anos 1970, quando já adotava um novo desenho, que a Monareta começou a alcançar o sucesso de vendas.

De desenho bastante agradável e atual, agradou em cheio ao público jovem, e começou a incomodar a concorrência (Caloi).

 

75d2721d7cf424e6c8368791eb8db2bf
Publicidade Monareta 2ª geração

Este modelo teve algumas versões de acabamento, entre as quais a série Brasil de Ouro, Águia de Ouro, Olé 70, além de oferecer a comodidade do modelo Dobramatic, que permitia ao seu proprietário dobra-la, facilitando seu transporte em viagens, por exemplo. Em 1973, focando o público adolescente, foi lançado no mercado a série Brasil de Ouro – Jet Black, que possuía paralamas e cobre corrente cromados, entre outros acessórios.

Monareta Jet Black

Em 1974 sofreu nova reformulação no desenho, mais sensível na parte traseira (garupa), que deixava de lado o desenho retangular para adotar um desenho com um ângulo reto de 90º, que agradou em cheio ao público. Com este desenho teve início diversas versões, como a Linha Fantástica, Águia Imperial 74, Centauro 75, 5 Estrelas 76 e 77, Tropical 79, Olímpica 80, 81  Kross Standard e Kross II luxo (de desenho diferente).

Monareta 1981
Monareta 1981 3ª Geração

A Kross Standard tinha o garfo duplo (semelhante aos da nova Berlineta), com dois “caximbos” mais um guidão bem longo, que davam um toque esportivo, com jeito de Shopper ao modelo, além do paralama traseiro mais curto, com um pequeno paralama plástico na sua extremidade (soleira).

Monareta Kross Centauro 1975

O modelo Kross II tinha a traseira curta (que serviu de inspiração para donos dos outros modelos de Monareta cortarem o quadro na garupa), garfo igual ao modelo Kross anterior, mais com guidão diferente, composto de duas peças (também semelhante ao da Berlineta).

Monareta Kross II 1980

No início dos anos 1980 sofreu uma nova mudança no desenho, também mais destacado na garupa, além de um novo guidão e novo desenho na caixa da coroa. O modelo 82 oferecia um novo acabamento, onde os paralamas eram cromados. Entretanto, esta nova versão não obteve êxito e voltou ao padrão anterior, onde os paralamas vinham com um tom diferente (mais claro) em relação ao Quadro.

Monareta 1984 4ª Geração

Em 1989, a Monareta já não tinha mais a vitalidade de antes, ao passo que o mercado já oferecia novas tendências (Mountain bikes, bicicross, etc) que agradavam mais ao público e teve o fim da sua fabricação.

Monareta dobrável 1982
Monareta 1984 Dobramatic 4ª Geração

No entanto, até os dias de hoje ainda é possível ser visto rodando muitos modelos, devido a sua destacada qualidade estrutural.

Último modelo de Monareta 4ª Geração
Último modelo de Monareta 4ª Geração

 

Fonte: Wikipedia – Entretanto, vale ressaltar que o autor deste Blog foi quem inseriu estas informações no Wikipedia.

 

122 comentários sobre “História da Monareta

  1. Gostei muito de seu blog !

    fique sabendo que será um sucesso os fãs da Monark são muitos, e orfãos…
    procure no futuro colocar links nas fotos e obter as fotos das monarks antigas, vc vai conseguir, é só procurar no google.

    Um Abraço.

  2. estou presrvando varias monareta o blg e monaretadodonizeti blogspot so vou trocar as fotos um abraço a todos que curti monareta

    • Olá Donizeti,
      Que bom que temos mais um fã das Monaretas e que esta na batalha pela “Preservação da espécie”. Legal isso que você faz. Já tive também várias Monaretas, mais devido a um divórcio fiquei sem nenhuma.
      Forte abraço.

  3. Gostei mto do seu blog. to reformando a minha monareta kross standard. logo ela reformada eu lhe envio umas fotos. abraço e parabens pela iniciativa . bolsoni RJ

  4. Gostei do blog, acabo de trocar um palme velho sem uso em uma Monareta em uma feira do rolo, é igual a essa branca com pára-lama azul, so que a minha e com pára-lama vermelho, esta quase completa falta apenas o apoio.

    A pintura esta feia por isso vou pintar para ficar zerada

  5. Legal! É sempre bom preservar um pedacinho do passado. Ainda mais, quando ele é tão divertido.

  6. As primeiras monaretas “dobráveis” eram na realidade desmontáveis! o triangulo traseiro de separava do restante da bicicleta: Roda traseira, movimento central e selim formavam uma parte. Guidom, tubo principal, garfo e roda dianteira formavam a outra parte. Isso permitia a colocação da bicicleta em qualquer porta-malas de carro.
    O desenho dessas bicicletas é tão belo que são copiadoas, até hoje, e vendidas no DF como bicicleta NUVEM.

    • Otávio, muito obrigado pelas informações ! Conheço este modelo de Monareta desmontável, era uma Gemini, cujo modelo original é extremamente raro de se ver nos dias atuais. Sobre este modelo a venda no Distrito Federal, você poderia trazer fotos pra gente ? Desde já agradeço amigo.

  7. Olá amigo, parabéns pela iniciativa e pelo blog!!

    Sou de Porto Alegre-RS e á algum tempo (+ ou – desde 2001) venho me dedicando á preservação da memória das mesmas, seja em encontros ou mesmo feiras e passeios na minha região.
    Possuo varios modelos Monareta, inclusive a “Tigrão”, procuro sempre, claro, preservar a originalidade e integridade destas.

    Quem quiser informaçoes e ou troca de peças ou mesmo saber curiosidades é só me contatar no meu mail: rafinha79@hotmail.com

    Abraços á todos,

    Rafael.

      • Bem você deve primeiro listar o que precisa ser comprado, depois buscar em casas de bicicleta. As peças que não conseguir sugiro procurar no site Mercado livre. Também encontra lá adesivos.

  8. Comprei uma monareta aro 14 25,00 reais sei que ela tem muita história muito boa e adorei as dicas para reforma, quando estiver pronta mandarei algumas fotos. Parabéns pelo artigo

  9. OTIMO SITE, TENHO UMA MONARETA AZUL ANO 79 E UMA VERMELHA ANO 80. NECESSITO PINTAR MINHA MONARETA VERMELHA E NAO SEI QUAL A COR ORIGINAL DESTA BICICLETA. FELIZ ANO NOVO E ATE LOGO

  10. comprei uma monareta modelo de 1971 a 1973 e gostaria de saber como identificar o ano correto
    desta bike; como faço para conseguir peças, pneus originais e adesivos para essas monaretas?

  11. trabalho com adesivos de bicicletas antigas , entre elas a monareta 73/74/76/80/82/83/87 – tenho tb várias bicicletas a venda como monark 64/70/72/76/ monareta 72/ 73/76/82/ monareta kross luxo – caloi e monark 10 – entre outras qualquer dúvida entrar em contato > bicicletariaciclocentervotu@yahoo.com.br

  12. Muitobom este blog; Comprei uma monareta faz 5 dias. Já tirei a tinta velha e vou pintar. Só falta canote, guidão, selim. Pedal, pé-de-vela e rodas (que não estão boas) são todass originais….

  13. ola! tudo bem? acabei de adquirir o quadro + algumas peças da monareta, cara que legal, não vejo a hora de começar a restaurar, também ja possuo algumas somente de aro 20 como brandani, formula c, brisa etc, parabens pelo seu blog, um grande abraço a todos, valeu!!!!!!.

  14. amigão talvez voce possa me tirar um duvida! as monaretas que vinham com freio no pedal (torpedo ou coaster brake) tinham quantos raios no rodado? 32? pq existiu um tipo de monareta com 28 raios confere? de qua ano a que ano?!

    • Olá, as Monaretas com freio contrapedal podem ter 28, 32 ou 36 raios, depende do cubo, porém eu acho melhor colocar 36 porque o freio contra pedal exige muito dos raios. Eu mesmo tenho um cubo contrapedal com 28 raios, mas não instalei em nenhuma das minhas Monaretas. Na frente parece que o mais comum é com 28 raios.

      Abraço,
      Jadir

      • obrigado pela resposta, Jadir, eu comprei uma da decada de 80, do ultimo modelo, vou fazer 36 furos mesmo, pois fica mais facil de conseguir o contra pedal! por um acaso, voce tem a medida de altura e abertura do guidao dessas ultimas (com o punho mais virado para dentro)?

  15. Oii, sou nova por aqui, mas adoro a monareta, sou de brasilia e sei q vc tem muitos contatos , vc poderia me indicar algum lugar pra eu comprar uma aki em brasilia? ( nao precisa ser orignal, eu e meu pai vamos recupera-la. Quero uma monareta aro 20. Bjoss

  16. eu tenho uma monareta 76 aro 14 , não vi nem uma versão igual a ela ???? poderiam me dar um toque ela tem o guidão mais alto e largo que a outra que eu tenho uma mirim acho que do ano 82 ????? me ajudem coloquem fotos de uma parecida com aminha ,,,,, vlw abraço ..

  17. Olá Pessoal. Comprei uma monareta dobramaticacho que ano 77, desmontada. Só está faltando os raios das duas rodas. Os cubos são de 36 raios. Procuros os raios de aço. Alguém pode me informar onde encontrar? Depois de pronta mando as fotos. Abraços

  18. Ola Pessoal. Alguém poderia me passar alguma informação sobre a monareta kross II, aquela do guidon parecido com a da berlineta e de guarupeira pequena. Tem uma acima de cor preta. Obrigado.

    • eu tenho uma Monareta mirin kross aro 14 toda original menos pneus ano 76 ,nunca vi outra igual a minha ????? por favor me ajudem a saber mais sobre este modelo…

  19. Parabéns cara,estou querendo começar um projeto de restauração e minha primeira bike foi uma Monareta que meu pai fez o favor de vende-la sem que eu soubesse,mas a pouco tempo consegui um projeto e estou aos poucos trazendo de volta as lembranças da minha infãncia,são blogs como o seu que permitem que nós possamos trazer esses sentimentos a tona novamente,parabéns e sucesso sempre !!!

  20. Boa noite, estou montando uma monareta 75 com rada de nylon e freio a disco e 6 marchas, depois de pronta como faco pra postar fotos dela aki ?

  21. Mês passado comprei duas monaretas. Uma modelo KROSS II, a outra modelo 1976 e estou bastante satisfeito, não devemos deixar a história das monaretas acabar, valeu!!!

  22. Boa tarde. Estou com várias monaretas na minha coleção, dentre elas destaco as com pintura original. Monareta 68 cor verde, monareta kross centauro 1975, monareta roxa 1976, tigrão 1973 preta, monareta vermelha 1981(esta ainda para montar). e a xodó monareta vermelha 1974 linha fantastica com banco banana e guidon em um formato diferente.

  23. gostei muio das informações, possuo uma monareta modedo 76 medificada para lowrider, possuo uma 76 sendo restaurada, uma dobravel 83 toda original e uma dobravel 83 sendo restaurada,possu também 2 berlinetas e uma rara caloi monoshock 83, e esta é minha paixão, sou retaurador de bicicletas em sapucaia RJ e graças as informações contidas aki pude me especializar mais ainda nos modelos e detalhes das monaretas podendo tornar meu trabalho cada vez mais profissional

  24. Comprei a minha ontem ta bacana porem irei fazer uma reforma porque para restaurar tem que ser TUDO original até os parafusos,então,RESTAURAR É DIFERENTE DE REFORMAR!!
    Assim que ficar reformada envio fotos!

  25. Boa tarde pessoas!!
    Eu hoje estou indo buscar uma Monareta e sábado vou convencer o dono de 5 a me vender 1.
    A questão é: como conferir os itens originais e reformar sem descaracterizar??

    Também li sobre a inserção de cubo de marcha em bicicletas antigas, o que acham dessa inserção na monareta? É possível?

    Meu sonho é reformar as duas em casa, minha noiva e eu adoramos fazer restaurações, mas nestas peças específicas, não quero correr o risco de errar.

    Toda ajuda será de grande conforto à este coração medroso.

    • Boa tarde Cleo. Sobre essas monaretas que vc pretende restaurar, primeiramente eu sou adepto das com pintura original, então antes de vc restaurar elas se possivel envie fotos para que alguém que tenha interesse possa comprar ela e preservar a história das monaretas. Para restauro existem muitas no mercado. Sou colecionador de monaretas tenho 15 monaretas originais. Sobre monareta com marchas no cubo, a monareta kross 1975 saiu com cubo de 3 marchas. Existem poucas em bom estado. Eu possuo uma delas.

  26. Alguem conhece a Monareta 1974 Dobramatic Série Fantástica? Encontrei uma vermelha em excelente estado,faltando apenas a luz dianteira e o adesivo (acho q é metal pois tem local para rebite) o resto toda original. Sabem onde encontro o adesivo exato e quanto vale em bom estado?

    • Boa noite Fernando Ferro.
      Sim a primeira monareta que foi fabricada foi no ano de 1967, com pneus aro 18, e chapinha monark no mesmo modelo da Monark São Paulo. Durante esse mesmo ano sairam outras com a chapinha monark menor e pneus aro 20 na medida 20 x 1.75.

  27. Acabei de adquiri um monareta kross,estava em um galpão a cinco anos quardada,não sei se é rosa ou vermelha,ano 1976,pintura toda original,completa,só a roda dianteira que não é original,consegui os pneus originais,vou conservá-la,o meu moleque já quer como herançakkkkkkkkk,valeu.

  28. Nossa eu sou vidrado em monareta tenho 3 1 73 normal outra73 dobramatic e outra 1983 todas originais até os pneus são originais

  29. Encontrei uma Monark dobramatic aro 14 azul, inclusive os paralamas. Poderiam me dizer o ano e fazer uma avaliação? Eu e meu pai temos algumas motos antigas que nós mesmos reformamos. Achei essa bicicleta bem legal e talvez a reforme dependendo da importância dela. Obrigado!

  30. Olá gostaria de sugerir que essa nobre família Monark lançasse uma série exclusivamente da linha Monark monareta pra ver que acontece depois vocês me conta.
    Detalhe a primeira é minha
    Vale a pena
    Estou tentando montar uma igual que meu pai me deu presente quando passei do primeiro ano escolar para a segunda série morávamos na roça tudo longe e difícil era sol era chuva tudo longe e tudo que tinha era bicicleta monareta e hoje essa juventude tem tudo até van escolar é muitos não dão valor
    Como amo essa bicicleta
    Eu vou conseguir eu sei.
    Pensar com amor dedicação na minha ideia
    Quem conhecer vai apaixonar
    Até pelo conforto para aprender a pedalar.
    Grato😗🚲🚲🚲🚲🚲🚲🚲🚲🚲

  31. Olá gostaria de sugerir que essa nobre família Monark lançasse uma série exclusivamente da linha Monark monareta pra ver que acontece depois vocês me conta.
    Detalhe a primeira é minha
    Vale a pena
    Estou tentando montar uma igual que meu pai me deu presente quando passei do primeiro ano escolar para a segunda série morávamos na roça tudo longe e difícil era sol era chuva tudo longe e tudo que tinha era bicicleta monareta e hoje essa juventude tem tudo até van escolar é muitos não dão valor
    Como amo essa bicicleta
    Eu vou conseguir eu sei.
    Pensar com amor dedicação na minha ideia
    Quem conhecer vai apaixonar
    Até pelo conforto para aprender a pedalar.
    Grato😗🚲🚲🚲🚲🚲🚲🚲🚲🚲

    • Oi Glaucia, nós também pensamos igual a você, achamos que a Monareta poderia sim voltar a ser fabricada, até porque estamos numa onda de bicicletas retrô, e a Monareta, que possui muitas virtudes e praticidades, faria novamente muito sucesso. Agora depende da Monark né. Por isso sugiro que todos que pensem desta forma encaminhem suas sugestões diretamente a Monark, pelo seu site, para que, quem sabe, eles gostem da idéia e voltem com nossa Monareta. Um abraço.

  32. bom dia amigos, DEUS abençoe todos, ontem comprei uma monareta por 50,00 ela esta toda desmontada com as pçs dentro de uma cx, notei que esta faltando o paralama dianteiro e a capa corrente, o paralama é o quadrado, agora a capa corrente vi que tem varios modelos conforme o ano, como faço pra descobrir o ano dela? ela é freio contra pedal e na cor vinho quase marrom. desde ja agradeço a todos

    • Olá Ivan, para saber qual o modelo tente identificar se o quadro possui algum adesivo, pode ser que esteja por baixo de uma pintura recente. Entretanto, você pode nos dizer como é o desenho da garupa, para que possamos, pelo menos, identificar a geração do modelo. Um abraço

      • Bom dia, obrigado pelo retorno, a minha é o modelo apartir de 74, guarupa reta com 3 varoes retos e acabamento cromado na guarupa, o frio é contra pedal q nao sei se é original. o paralama é branco com faixas laterais verde, achei um numero no quadro ja proximo do parafuso do selim n: 5884980, acredito que era vermelha pois passei um pouco de removedor a a base estava vermelha. desde ja obrigado

  33. Boa tarde, deve ser de 1974 até 1981, modelo de 3ª geração. A numeração infelizmente não é passível de verificação, pois a Monark não disponibiliza de nenhum tipo de catálogo que nos permita esta verificação, como as Montadoras de automóveis fazem.

    • Entrei em contato com a monark, e como já era de esperar me disseram que não tem como saber o ano pelo num, não tem arquivo nenhum. Enfim vou fazer oq posso p resgatar esta Mona achei um cara q faz pintura eletrostática e cobra 65,00 reais. Quando finalizar posto as fotos. Obrigado.

      • Pois é, você ainda conseguiu resposta deles, mas infelizmente eles não possuem cadastro de suas bicicletas. Mas tenho certeza que você fará um belo trabalho, trazendo de volta a vida sua Monareta. Um abraço.

  34. Boa tarde gostei muito de lê sobre a monark principalmente os quatros barra circula!Eu tenho uma barra circula 89 que ganhei da minha mãe que guardo com muito carinho.Uma pena que não fabrica mas bicicletas de Boa qualidade igual às de 89 tenho saldade da fabrica Monark !Mas o tempo passa e agora quero pintar a minha monark com a tinta original azul da época alguém sabe ?Tenho reparado parece ser até a mesma tinta metálica que pintada os carros !

  35. Olá, sou de São Paulo e estou restaurando uma monareta dobrável 1981 e estou necessitando de algumas peças. Tem alguma indicação de fornecedor em SP?

  36. olá amiogs, me tirem uma duvida, sobre a monareta
    quais garfos da nela, ou só o garfo original mesmo?
    tenho a duvida se o da cargueira da ou não nela,
    comprei um quadro da monareta pra montar
    por isso estou lhes perguntado,
    diante mãos agradeço amigos.

  37. Tenho quatro monareta três aros 20 é uma mirim aro 14 :74 -79- 84 E a mirim 85 muito boa bicicletas!

  38. Olá meu amigo, parabéns pelo blog, comprei uma monareta quadro vermelho para restauro, infelizmente não sei o ano do quadro, mas me inspirou a montar uma “copa 78” como esta que está no blog, e a qual será meu gabarito, já vou providenciar os detalhes,tenho uma duvida : será fidedigna esta monareta copa 78 em todos os detalhes sedo de fabrica ou o amigo desta monareta copa 78, colocou acessórios?, vi um banco com estampa copa 78 preto no mercado livre, será este é original ou este branco da foto do blog ? e o refletivo redondo na frente dela, será acessório ? tem algo que o amigo saiba identificar ? grato sucesso no seu trabalho e espero postar a minha aqui, abraços!

    • Olá Fábio, parabéns pela iniciativa. A Monareta em alusão a Copa de 78, que fiz um post específico, esta totalmente original, nunca foi reformada ou pintada, portanto é uma base confiável para seu projeto. Procura por esta postagem. Um abraço

  39. Muito bom ver aqui as informações. .. gosto muito.
    Mas queria saber sobre a série arco iris quais bicicletas compoem em está série. .. minha dúvida é? A brisa exite na série? Sei da bmx 20 e 16 e monareta 20.

    • Olá Max, obrigado. Bem com relação a Série arco-íris, por volta de 1987, vale dizer que é mais uma nomenclatura criada popularmente, não é uma série como a Monark adotara em seu passado. Como todas as bicicletas da marca adotaram este padrão de adesivos coloridos na época, acredito que em ambos pode se adotar esta termologia. Um abraço

  40. Gostaria de sugerir que voltasse a fabricar essas relíquias ( retro )
    E aos amantes fazer um grupo watsap . 62 9 81771343 tá aí a dica

    • Olá Davi, excelente idéia, fica a dica para um Empreendedor que deseje fabricar a Monareta novamente, pois já é de domínio público, devido a ter mais de 20 anos término de produção

  41. boa tarde..estou restaurando uma monareta e precisava de uma foto de alguma do mesmo modelo pra fazer os adesivos…. em um dos adesivos que ainda existe um pedaço da pra ver que tinha um “LS” no mesmo…alguem poderia me dar uma ajuda?… meu email…jorgepierri.direito@gmail.com…..desde ja agradeço

  42. Olá meus amigos, eu tenho uma bela monareta, gostaria de saber onde eu compro mochila para ela, eu lembro que eram vermelhas e ficavam no porta pacote.

Deixe um comentário

