BMX – A fera da Monark

Publicado: 1 de abril de 2011 em Sem categoria

Vamos trazer aqui um pouco da história da BMX, sem dúvidas, um dos grandes sucessos da Monark no Brasil.

Tudo começou nos E.U.A. no ínicio dos anos 70. As crianças imitavam os seus ídolos do motocross com suas bikes. Elas começaram construindo pistas de moto e bicicleta e realizando corridas informais. Um novo esporte nascia!

O BMX cresceu e se “enraizou” entre Nova Iorque e Califórnia. O marco principal para o BMX veio com a estréia do filme “On Any Sunday” (sem titulo em português) de 1971.Muitos dos pais dos pilotos iniciantes de BMX reconheceram o aspecto positivo do esporte e começaram a se organizar para divulgar e promovê-lo. Esse esforço resultou na criação da primeira entidade organizadora do esporte no mundo, a NBL (National Bicycle League), fundada em 1974.

Depois desse ponto o BMX caminhou para tornar-se um esporte reconhecido no mundo todo.No dia 3 de julho de 1978 Orlando Camacho foi convidado pela Monark para chefiar a primeira equipe de BMX Racing da América do Sul. Com grande experiência em competições de ciclismo e com vários títulos conquistados, Camacho convidou garotos do bairro da Mooca, em São Paulo, para participar da equipe.Na mesma época, a mesma empresa criou uma bicicleta especialmente desenhada para a prática do esporte, que ganhou o nome de BMX. Originalmente ela vinha de fábrica com “tanque”, pára-lamas e um banco igual ao de uma moto de motocross.

Durante 7 meses o BMX foi divulgado no Estado de São Paulo em exibições feitas com rampas de madeira, em escolas e praças. A primeira delas foi no Guarujá, no litoral paulista, em agosto de 1978.Mais tarde, em 1979 foi construída uma pista na Marginal Pinheiros, em São Paulo, próximo à Ponte da Avenida Cidade Jardim. O local contava com obstáculos, curvas e um poço de lama e os pilotos utilizavam bicicletas e equipamentos fornecidos pela Monark, que era a proprietária do local.Estava criada então a primeira pista para a prática de BMX Racing da América do Sul, junto com a primeira equipe, que contava com os pilotos Formiga, Meio Kilo, Oklinhos, Niltão, Pedrão e Erwin, entre outros.A partir daí, outras empresas passaram a interessar-se pelo esporte e montaram suas equipes. Novos modelos de bicicletas foram lançados e mais pistas foram construídas por todo o país.

Hoje em dia o BMX no Brasil conta com mais de 1.000 pilotos federados.Orlando Camacho também foi o responsável pela introdução no Brasil do Freestyle, outra modalidade BMX. Naquele tempo as exibições eram feitas na pista, com os pilotos se equilibrando em cima das bicicletas, em manobras radicais para a épocaA História do BMX ou bicicross como já dissemos começou nos Estados Unidos nos anos 70 e chegou ao Brasil em 78.Atualmente ele é um dos esportes radicais de grande destaque no mundo, sendo uma das modalidades mais concorridas dos “X Games”, o maior evento de esportes radicais.Como prova do seu sucesso, na próxima Olimpíada em Sidney (Austrália), será Esporte Exibição (não vale medalha).

Uma de suas várias modalidades é o Bmx Racing, realizado em um circuito de terra com vários obstáculos e curvas, com pilotos entre 5 e 55 anos divididos em diversas categorias. O Brasil conta, inclusive, com vários campeões mundial..

Fonte: http://www.angelfire.com/ia/bmx3/historia.htm

Vejam, abaixo, algumas fotos desta bike:



About these ads
comentários
  1. debora disse:

    oi fiz uma propaganda da bmx ns anos 80 tinha ate o rodrigo faro por um acaso vcs sabem onde posso conseguir o filme

  2. vinicius disse:

    Ola Debora, eu tambem estava nesse comercial, alias eu era o garoto que pilotava a bike. Havia uma pergunta: O que é BMX para voce? E em vez de eu responder, saia empinando a bike, lembra??? Caso encontre o comercial, fvr me repasse.

  3. jose antonio felis disse:

    oi quem se lembra do Quinho edu ronaldo pm ?? eu sou o pm agora moro na espanha gostaria de contactar com a gente da epoca

    • Eduardo disse:

      PEEMMEE. Lembro muito de vc e de toda essa galera. Aquele salto em que você tirava uma das mãos do guidão, na época, era o máximo do máximo. Corri pela Monark sob o apelido de MAGRÃO, dos 14 anos aos 16˜17. Também fiz um comercial para lançar a PANTERA. De qualquer forma, a lembrança da pizza no grupo Sergio, pertinho da ponte Eusébio Matoso, com todas as bikes amontoadas na Kombi da equipe. Muitas passagens interessantes daquela época. Neste exato momento estou caçando o Oklinho. Acabei de achar o telefone dele na internet. Vou ligar amanhã. E vc, andando ainda? Aparece. Abs

      • EDINHO disse:

        BOM DIA ESTOU PROCURANDO O COMERCIAL BMX 83 DIZIA: BMX PANTERA FAZ E ACONTECE, E OS PILOTOS DAVAM UM SALTO E ,ME PARECE QUE ESTE SALTO TERMINAVA NUMA JANCADA.

  4. jose antonio felis disse:

    oi eduardo estou de volta no brasil meu e-mail jaf-racing@hotmail.com

  5. débora disse:

    tenho o poster da campanha que fizemos, tinha o Rodrigo Faro .Quem se interessar manda email

  6. débora disse:

    que tal marcar um jantar na minha casa sra que o rodrigo vem?kkkkkkkkkkkkkk

  7. rvivorio disse:

    Gente, quem tiver conta no Facebook pode curtir lá também nosso pagina: facebook.com/blogdasmonaretas

  8. daiton disse:

    Bom dia!
    Alguem sabe o paradeiro do Marcelo(formiga)?
    Grato pela ajuda….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s